Tipos de lentes: grandes angulares, normais e teleobjetivas
Se você já pesquisou por lentes (ou objetivas), deve ter se deparado com diversas siglas e números, que para os iniciantes mais confundem do que orientam. Essas lentes podem ser classificadas pela sua distância focal, pela abertura do diafragma, pela presença ou não de zoom, dentre outras classificações.
Por Walton Luz dia em Audiovisual

Se você já pesquisou por lentes (ou objetivas), deve ter se deparado com diversas siglas e números, que para os iniciantes mais confundem do que orientam. Essas lentes podem ser classificadas pela sua distância focal, pela abertura do diafragma, pela presença ou não de zoom, dentre outras classificações.
Se você não entendeu esses termos, não se preocupe, vamos abordá-los em detalhes ao longo desse artigo.
Distância focal
Todas as lentes tem uma distância focal que é medida em milímetros e essa distância focal está relacionada ao ângulo de visão da lente. Por exemplo, uma lente 18-55 mm tem um distância focal que vai de 18 a 55 milímetros, quando a lente está em 18mm ela capta um ângulo maior, ou seja, mais objetos ou paisagens podem ser enquadradas, quando mudamos para 55mm a lente passa a captar um ângulo menor e essa distância focal pode ser alterada apenas girando o anel de zoom.
Foto: www.nikon.com.br
As lentes ainda recebem nomes específicos de acordo com a sua distância focal, vamos ver abaixo:
Tipo de Lente |
Distância Focal |
Olho de peixe |
Até 16 mm |
Super grande angular |
Até 24 mm |
Grande angular |
Até 35 mm |
Normal |
40 mm a 85 mm |
Teleobjetiva |
85 mm a 300 mm |
Super telefoto |
Mais de 300 mm |
Abertura do diafragma
O diafragma é um pequeno dispositivo que controla o tamanho da abertura nas lentes. A abertura do diafragma é determinado pela nomenclatura F/STOP ou apenas F/. Quanto menor o número de F/ mais será a capacidade máxima de abertura do diafragma e consequentemente mais luz passa pela lente; quando maior for o número de F/ mais fechado o diafragma está e consequentemente menos luz entra até o sensor da câmera.
Por esse motivo dizemos que as lentes com grandes aberturas (F/1.8, F/1.4) são lentes claras, enquanto as lentes com pequenas aberturas (F/4, F/5.6) são lentes escuras.
As lentes com aberturas máximas maiores (F/1.4, F/1.2) são geralmente mais caras, por deixarem entrar maior aproveitamento da luz, nitidez e aquele desfoque lindo que todos adoram.
Abertura do diafragma
Lentes fixas (prime) ou zoom
Foto: Canon
As lentes fixas são aquelas que têm uma distância focal fixa, por exemplo, 50mm, 85mm. A vantagem dessas lentes é que possuem menos elementos óticos em suas composições, dessa forma entregam aberturas de diafragma maiores e ótima nitidez. As lentes fixas também são boas para os iniciantes, porque não possuem zoom e dessa forma incentivam os fotógrafos a se movimentarem e procurarem novos ângulos e composições.
As lentes zoom são aquelas que possuem distância focal variável, como a 18-55mm ou a 24-105mm. A mudança da distância focal pode ser feita apenas girando o anel de zoom. A grande vantagem dessas lentes é que são muito versáteis, onde podemos enquadrar grandes áreas, como uma paisagem ou um prédio, ou até pegar detalhes em um enquadramento mais fechado, como o rosto de uma pessoa. Uma desvantagem dessas lentes, principalmente entre as mais baratas, é que elas possuem mais elementos óticos e com isso a abertura do diafragma varia junto com a distância focal. Pegando como exemplo a Canon 18-55mm F/3.5-5.6 temos uma lente com abertura máxima de F/3.5 em 18mm e de F/5.6 em 55mm. Já em lentes mais caras, como a série L da Canon, temos lentes zoom com abertura fixa em todas as distâncias focais como a Canon 24-105mm F/4L.
Lente Macro
As lentes macros são lentes capazes de focar objetos a muito curtas distâncias, dessa forma a impressão que temos é que o objeto foi ampliado. Essas lentes são óticas para fotografar pequenos objetos, ou capturar detalhes. Elas são muito utilizadas por fotógrafos de insetos e de joias. Por terem um campo de foco bem curto, na hora de fotografar você talvez precise usar o disparo automático da câmera ou mesmo um disparador, pois até mesmo a pressão do seu dedo pode tirar a câmera de foco.
Foto: Canon College
Deixe seu comentário aqui:
Walton Luz Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Tipos de lentes: grandes angulares, normais e teleobjetivas