Qual enquadramento devo usar nos meus vídeos?
Na hora de gravar o seu vídeo, já surgiu a dúvida sobre a forma correta de posicionar o seu personagem na cena? Acompanhe essas dicas sobre linguagem audiovisual e nunca mais erre o enquadramento.
Por Walton Luz dia em Audiovisual
Qual enquadramento devo usar nos meus vídeos?
Na hora de gravar o seu vídeo, já surgiu a dúvida sobre a forma correta de posicionar o seu personagem na cena?
Acompanhe essas dicas sobre linguagem audiovisual e nunca mais erre o enquadramento.
O preço cada vez mais acessível de equipamentos fotográficos ou a incorporação de câmeras de ótima qualidade aos smartphones possibilitou que qualquer pessoa, com pouco ou nenhum conhecimento sobre linguagem audiovisual pudesse fazer vídeos e fotos à vontade. Porém, muitos desses materiais contêm erros com relação ao enquadramento. Entre os erros mais comuns, podemos perceber pessoas sendo cortadas na imagem fotográfica, objetos desnecessários aparecendo na cena, ou mesmo a sobra de muito espaço em relação à cabeça do personagem e o limite superior da imagem captada pela câmera.
É para nos ajudar a não cometer esses erros que existe a linguagem audiovisual. De forma simplificada, a linguagem audiovisual pode ser entendida como conjuntos de regras específicas que nos ajudam a transmitir a nossa mensagem, construindo uma narrativa coerente e mexendo com as emoções de nossos espectadores.
Segundo a professora Dulce Márcia (2007), esses planos ou enquadramentos tem por finalidade tornar a nossa percepção em relação à narrativa mais cômoda e objetiva. Esses enquadramentos servem ainda para situar o espectador, impedindo que este perca a linha de raciocínio da narrativa. Eles direcionam o nosso olhar e nossa percepção para determinadas ações realizadas pelos personagens.
Depois dessa breve introdução, vamos aos planos!
Grande Plano Geral: este é um tipo de enquadramento bem amplo e é usado para situar o espectador aonde vai se desenvolver a narrativa, em qual cidade, estado, espaço ou região. Ele pode ser facilmente percebido nas novelas, quando acontece um corte de uma cena de uma cidade para outra, ou de uma casa para outra. Sempre são mostradas imagens conhecidas que possam representar a cidade e, nas casas, são mostradas as suas áreas externas.
Plano Geral: Esse plano abrange a área onde a narrativa se desenvolve. Enquadrando a locação e os objetos, é possível perceber a movimentação de pessoas ou automóveis (se for o caso). Nesse plano, não é possível identificar com precisão pessoas e suas características, mas apenas a sua movimentação. Isso por ser observado, por exemplo, em uma partida de futebol, quando o campo é mostrado de cima.
Plano Americano: Nesse plano, o personagem é enquadrado do joelho para cima. Autores afirmam que esse enquadramento teria surgido nos filmes de bang-bang americanos para mostrar a arma presa à cintura, principalmente em cenas de duelos.
Plano Médio: Esse plano que enquadra os personagens da cintura para cima nos é muito familiar, pois é bastante utilizado em telejornais. É utilizado também em entrevistas, ficando a câmera em distância suficiente para enquadrar os personagens em tamanho grande, preenchendo toda a tela.
Plano Conjunto: Essa denominação é usada quando se enquadra mais de um personagem na cena. Pode ser mais aberto, capturando a imagens das pessoas de corpo inteiro ou mais fechado, enquadrando os personagens da cintura para cima.
Primeiro Plano: O personagem é enquadrado na altura do tórax até alguns centímetros acima da cabeça. Esse enquadramento cria uma sensação de intimidade, já sendo possível perceber as variações de humor do personagem e suas expressões faciais. Esse plano é muito utilizado em propagandas eleitorais, quando o candidato vai fazer as suas melhores propostas, ou em telejornais, no momento de notícias muito importantes.
Close ou Close-up: Nesse plano, o foco é o rosto do personagem, sendo enquadrado do ombro para cima. Esse enquadramento tem uma carga dramática muito forte, por esse motivo chama-se também de plano emotivo. É possível captar com nitidez as expressões faciais e transmitir sentimentos. É muito usado nos filmes de romance, novelas, entre outros.
Plano Detalhe: Esse plano mostra detalhes de objetos ou partes do corpo das pessoas. Transmite emoção, impacto ou sensualidade. Pode ser observado em cenas de casamento, quando se mostra apenas as alianças nos dedos dos noivos, em cenas de suspense com chaves sendo colocadas nas fechaduras, ou ainda em cenas de sensualidade, focando apenas a boca ou os olhos dos personagens.
Dependendo dos autores adotados, esses planos podem sofrer algumas variações nos seus nomes ou aparecerem em planos intermediários. No entanto, ressaltamos aqui os principais tipos de enquadramentos.
Imagem: http://nomadevideoarte.blogspot.com.br/
Referências:
ENQUADRAMENTOS: planos e ângulos. Disponível em: <http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos/>. Acesso em: 30 ago. 2016.
MELLO PISANI, Marilia. A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA DE PLANOS E MOVIMENTOS. Disponível em: <http://nte.ufabc.edu.br/cursos-internos/producao-de-video/wp-content/uploads/2016/03/05b-ALinguagemCinematograficaDePlanosEMovimentos.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2016.
CRUZ, Dulce Márcia. Linguagem Audiovisual. Palhoça, 2. ed. 212 p. 2007.
Deixe seu comentário aqui:
Walton Luz Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Qual enquadramento devo usar nos meus vídeos?