Walton Luz - Artigos, dicas e vídeos sobre audiovisual, educação e tecnologia.


O mercado de tecnologia está cheio de oportunidades, mas você está preparado(a) para aproveitá-las?

Por Walton Luz dia em Tecnologia e Educação



O mercado de tecnologia está cheio de oportunidades, mas você está preparado(a) para aproveitá-las?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

 

Como um apaixonado por tecnologia que sou, não poderia deixar de falar desse importante movimento que acontece no mercado desde o início da pandemia. Não é nenhuma novidade que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem carência de profissionais em vários segmentos, e isso já acontece há alguns anos. Mas com a chegada da pandemia a necessidade de profissionais de TIC aumentou ainda mais, visto que a necessidade de distanciamento social obrigou muitas empresas a migrarem rapidamente os seus serviços para a internet para continuarem atuando e isso fez com que a demanda por profissionais de TIC e áreas afins subisse ainda mais. 

Pesquisas realizadas pela Softex apontam que até 2022 o mercado de TI terá um déficit de 408 mil profissionais. Além do mais, a aceleração no processo de digitalização das empresas provocada pela pandemia é um caminho sem volta, muitas empresas perceberam que podem economizar usando ferramentas tecnológicas ou mesmo alcançar novos clientes e mercado por meio da tecnologia. 

Por mais que a vacinação esteja avançando e em breve poderemos nos reunirmos novamente sem ricos (assim espero), muitas empresa ainda vão optar por continuar usando ferramentas de tecnologias em seus processo e com isso vem a necessidade de profissionais para criarem essas soluções e cuidarem da manutenção para que elas continuem funcionando, e é justamente aí que está a sua oportunidade de conseguir um dessas vagas de emprego. 

Outro dado importante trazido pela startup de recrutamento Revelo, foi que o salário dos profissionais de TI seniores das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte tiveram um aumento médio de 40% nos últimos 6 meses, isso mostra a importância crescente desses profissionais. 

Agora você já sabe que as oportunidades existem na área de TIC! Mas como se preparar para essas oportunidades?

  1. Escolha o nicho que você quer atuar: Quando falamos em TIC estamos falando de uma área grande, então escolha o nicho que você quer atuar, pode ser programação web, programação mobile, design de experiência do usuário, marketing digital, programação full stack, design, analista de TI, Engenheiro(a) de Software, dentre outras. 
  2. Se qualifique para o nicho que você quer atuar: Se qualificar para o mercado não é apenas fazer um curso superior, existem vários cursos rápidos que você pode fazer, livros que pode ler e pesquisar para acompanhar o que está acontecendo na área que você quer atuar.
  3. Busque saber quais são os pré-requisitos do nicho que você quer atuar: Existe algum pré-requisito para atuar no nicho que você quer entrar? Se sim, veja quais são e tente atendê-los. O seu nicho usa uma tecnologia específica, é necessário um nível de inglês intermediário? Busque essas informações e não seja surpreendido na hora de concorrer a vaga. 
  4. Procure sempre aprender e se atualizar: Essa dica serve para todas as áreas da sua vida, mas no ramo da tecnologia e da comunicação isso é essencial, visto que, nessa área as mudanças acontecem de forma muito rápida. Então tenha a capacidade de continuar aprendendo, questionando e deixando de lado aquilo que se tinha antes como verdade absoluta. Porém, fica aqui um alerta, não caia no erro de perseguir as novidades, espere as tecnologias se consolidarem para ver se são viáveis para uso. 
  5.  Foque na solução de problemas: Não foque em tecnologia, em criação de sites ou apps mobiles, foque em solucionar problemas. Muitas vezes o que o seu cliente quer não é um site ou um sistema. Ele quer ferramentas que o ajudem a chegar ao seu objetivo. Por exemplo, o cliente quer aumentar o faturamento, então uma página web pode ajudar nessa tarefa, o cliente precisa alcançar novos públicos para vender os seus produtos, uma loja virtual pode ajudar, o cliente precisa melhorar a gestão da empresa, um sistema de gestão interna pode ajudar nessa tarefa. Percebeu a diferença? O cliente quer alcançar um objetivo e você vai apresentar a melhor solução, então foque sempre em resolver problemas. 

Existe um certo medo em relação a área como sendo complicada, cheia de códigos incompreensíveis e que exige um nível de inglês avançado para poder atuar. Mas não é bem assim, com um pouco de dedicação e estudos consistente é possível entrar nesse mercado e aproveitar essas oportunidades. 

Abaixo deixo alguns cursos para você que quer iniciar na área! 

Gostou do texto ou ficou com alguma dúvida? Me conta aí se você tem interesse em entrar nessa área? 

Curso que indico:

Nocode Club - Criar Aplicativos Sem Códigos de Programação

Curso de Bubble e No-Code

Como criar um curso on-line

Livros que indico:

Hábitos atômicos: Um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus

A única coisa: o foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida

Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

As armas da persuasão

Minhas redes sociais:

▶ Facebook: http://fb.com/waltonluz01

▶ Instagram: http://instagram.com/waltonluz

▶ Site: http://www.waltonluz.com.br

▶ Linkedin: https://br.linkedin.com/in/walton-luz-ba8ba97a

Walton Luz | contato@waltonluz.com.br



CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe artigos, dicas e vídeos sobre audiovisual, educação e tecnologia. Cadastre-se agora mesmo!
 
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para O mercado de tecnologia está cheio de oportunidades, mas você está preparado(a) para aproveitá-las?

Enviando Comentário Fechar :/