Walton Luz - Artigos, dicas e vídeos sobre audiovisual, educação e tecnologia.


É possível gravar vídeos de qualidade usando apenas um smartphone?

É inegável a evolução que os smartphones tem tido nos últimos anos, principalmente no que diz respeito as suas câmeras, dessa forma muitas pessoas tem aproveitado a evolução desses aparelhos e usado-os cada vez mais em substituição as câmeras.

Por Walton Luz dia em Audiovisual



É possível gravar vídeos de qualidade usando apenas um smartphone?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

É inegável a evolução que os smartphones tem tido nos últimos anos, principalmente no que diz respeito as suas câmeras, dessa forma muitas pessoas tem aproveitado a evolução desses aparelhos e usando-os cada vez mais em substituição as câmeras.

Agora você deve está se perguntando: Mas e a qualidade não deixa muito a desejar em relação às câmeras semiprofissionais?

A boa notícia é que grande parte dos smartphones mais modernos tem uma excelente qualidade, além de gravar vídeos em formato Full HD ou mesmo 4K. No Youtube é possível encontrar vários canais com vídeos produzidos inteiramente com smartphones ou mesmo documentários inteiros produzidos com esses pequenos aparelhos!

Porém é bom deixar claro que pelo fato de esses aparelhos serem tão compactos eles possuem suas limitações, vamos conhecer algumas delas para que você possa tirar o máximo de proveito do seu equipamento sem sustos.

Baixo desempenho em pouca luz:

A grande maioria dos smartphones tem um baixo desempenho em condições de pouca luminosidade, deixando a imagem com muita granulação. Então nas suas filmagens sempre dê preferência a locais bem iluminados.

Baixa qualidade de áudio:

Outra limitação dos smartphones diz respeito à baixa qualidade de áudio captada pelo aparelho, além de ruídos ocasionados pelo próprio manuseio deste no momento das gravações. Esse problema pode ser resolvido com a captação de som usando um gravador externo ou mesmo usando outro smartphone apenas para a captação do áudio.

(Veja esses artigos onde falamos de gravadores de áudio e sobre aplicativos para gravação de áudio aqui e aqui)

Equipamento muito leve e pequeno:

Se por um lado, o fato dos aparelhos serem leves e pequenos nos ajuda a estarmos sempre com eles e fazermos filmagens em qualquer lugar, esse mesmo fator pode nos atrapalhar na hora de deixarmos a nossa cena estabilizada corretamente. Por serem pequenos e leves os smartphones são muito mais propícios a criar imagens tremidas. Para resolver esse problema procure sempre usar o seu equipamento preso a um tripé, a estabilizadores próprios para smartphones, isso vai fazer com que as suas imagens tenham uma aparência muito mais profissional.

Coloque o seu aparelho no modo avião:

Lembre-se que o seu aparelho não serve apenas para filmar, ele tem uma série de outras funções como alarmes, ligações, mensagens, dentre outras. Para evitar que a sua gravação seja interrompida ou estragada por barulhos indesejados desligue alarmes e ative o modo avião.

 Software de câmera com poucos recursos:

Os softwares de câmeras de alguns aparelhos são muito limitados, mas você pode facilmente resolver esse problema instalando um software que te permita extrair muito mais dos recursos do seu aparelho, um bom exemplo é o Filmic Pro. (Veja um artigo completo sobre o Filmic Pro)

Conhecendo as limitações dos seus equipamentos você pode aproveitar o máximo deles e conseguir criar vídeos de qualidade. A qualidade final do seu vídeo vai depender muito mais das técnicas que você está utilizado, do que dos equipamentos!

Se você quiser dominar a produção de vídeos com smartphone esse curso é ideal para você!

CONHECER O CURSO

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe artigos, dicas e vídeos sobre audiovisual, educação e tecnologia. Cadastre-se agora mesmo!
 
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para É possível gravar vídeos de qualidade usando apenas um smartphone?

Enviando Comentário Fechar :/