Walton Luz - Artigos, dicas e vídeos sobre audiovisual, educação e tecnologia.


Dá pra fotografar em RAW no smartphone?

Por Walton Luz dia em Audiovisual



Dá pra fotografar em RAW no smartphone?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Se você consome conteúdos da área da fotografia já deve ter visto várias pessoas indicando o RAW como o formato mais indicado para fotografar, por causa das possibilidades que o mesmo trás na hora da edição. 

Mas será que é possível fotografar em RAW até mesmo no smartphone? Continue lendo que vamos já falar sobre isso!

Se você é iniciante na área do audiovisual e não sabe distinguir ainda os formatos de imagens que os sensores são capazes de gerar eu explico para você. Um dos formatos mais comuns e que somos acostumados a lidar, seja fotografando em câmeras profissionais ou smartphones e o JPEG. Aqui deixo uma ressalva, o JPEG é um método de compressão, mas é considerado por muitos como um formato de imagem. O JPEG comprime as informações capturadas pelo sensor para deixar a imagem mais leve e assim ocupar menos espaço de armazenamento.

Já o formato RAW não possui compressão e as informações captadas pelo sensor são armazenadas em um arquivo bruto contendo mais informações tanto de cor como de luminosidade o que nos dá mais possibilidades na hora de editar as nossas fotografias. 

Além dos formatos  JPEG (ou JPG) e RAW existem outros como o TIFF, mas vamos deixar esses para um próximo texto. 

Mas voltando a nossa questão principal, é possível capturar imagens em RAW usando o smartphone? 

Na realidade a grande parte dos smartphones tem capacidade de capturar fotos nesse formato, mas boa parte dos fabricantes não liberam a opção de os usuários poderem escolher o formato de captura da fotografia, entregando como padrão o JPEG. Então para você fotografar em RAW na maioria dos smartphones você vai precisar da ajuda de alguns aplicativos de terceiros.

Existem vários aplicativos de câmera no mercado que podem trazer mais possibilidades do que os aplicativos padrões dos smartphones, mas vou deixar a indicação dos que mais costumo utilizar que são o Camera FV-5, Moment, RAW Câmera e o Adobe Lightroom Mobile. 

Dentre esses o que mais gosto é o Adobe Lightroom Mobile, que além de fotografar em RAW (ou DNG, formato proprietário da Adobe) ainda é um excelente editor de imagens, sendo possível ajustar cor e temperaturas das suas imagens, remover manchas, olhos vermelhos e muito mais. E se você tiver uma assinatura da Adobe ainda pode editar suas imagens no computador, tablet ou smartphone e ter tudo sincronizado via nuvem. 

Comece a fotografar em RAW e aproveite as possibilidades de edição que esse formato pode lhe proporcionar. 

Se você quer se aprofundar mais no campo da fotografia e da edição de imagens e tirar fotos que deixam as pessoas impressionadas conheça o curso Master Cara da Foto.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários abaixo e teremos prazer em respondê-lo(a).

Walton Luz | contato@waltonluz.com.br

Redes Sociais

▶ Facebook: http://fb.com/waltonluz01

▶ Instagram: http://instagram.com/waltonluz

▶ Site: http://www.waltonluz.com.br

▶ Linkedin: https://br.linkedin.com/in/walton-luz-ba8ba97a

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe artigos, dicas e vídeos sobre audiovisual, educação e tecnologia. Cadastre-se agora mesmo!
 
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para Dá pra fotografar em RAW no smartphone?

Enviando Comentário Fechar :/