Walton Luz - Artigos, dicas e vídeos sobre audiovisual, educação e tecnologia.


5 ferramentas para manter a produtividade em home office

Por Walton Luz dia em Tecnologia



5 ferramentas para manter a produtividade em home office
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Com o perigo da pandemia de coronavírus (COVID-19) que se alastra pelo mundo, as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o do Ministério da Saúde são para evitar aglomerações, restringindo ao máximo possível o contato social, ficando em funcionamento apenas serviços essenciais como farmácias, supermercados, dentre outros estabelecimentos.

Por mais que não possamos nos encontrar pessoalmente, em alguns segmentos de mercado é possível realizar atividades de forma remota, e as tecnologias da informação e comunicação nos ajudam muito nesse sentido. Por isso, trago aqui a indicação de 5 softwares que podem ajudar a manter a produtividade em home office. 

Manter a equipe próxima e motivada, organizar as tarefas a serem executadas ou mesmo atender clientes ficam bem mais complicado quando o contato próximo não é possível. Mas com um pouco de organização e colaboração de todos, realizar as tarefas é possível. 

1. Google Hangouts - Reuniões on-line e atendimento de clientes

5 ferramentas para manter a produtividade em home office

fonte: https://hangouts.google.com

 

O Google Hangouts é uma plataforma de comunicação desenvolvida pela Google e que permite comunicação em tempo real, seja por chamadas de vídeos, chamadas de áudio ou envio de mensagens. Essa ferramenta é excelente para fazer reuniões com as equipes de trabalhos ou mesmo conversar com clientes e parceiros. 

O seu uso é muito intuitivo, e as chamadas podem ser feitas usando o seu computador ou dispositivos móveis. É sempre bom usar um fone de ouvido para evitar os ruídos do ambiente e melhorar a comunicação. 

Uma funcionalidade bem interessante nessa plataforma é a possibilidade de compartilhar a sua tela com os participantes da reunião, dessa forma, você pode apresentar gráficos, planilhas e slides para aqueles que participam da vídeo chamada com você. 

2. Trello - Ferramenta de gestão de projetos

5 ferramentas para manter a produtividade em home office

fonte: trello.com

 

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos que pode ser usada via web, ou como softwares instalados no seu computador, tablet ou smartphone. O Trello é ótimo para organizar as demandas de uma equipe, sendo possível organizar os projetos em quadros e as tarefas são definidas pelos cartões dentro dos quadros. Cada cartão pode ser atribuído a uma pessoa ou a um grupo de pessoas responsável por executar essa tarefa, ainda no cartão é possível adicionar textos, imagens, anexos, etiquetas, datas de entregas, comentários e muito mais. Facilitando assim a comunicação e o desenvolvimento da tarefa pelos seus responsáveis.

Os cartões são dispostos em colunas dentro da plataforma do Trello se baseando na metodologia Kabam de gerenciamentos de projetos, assim fica fácil tanto para o gestor da equipe como para os membros conseguirem enxergar o andamento das demandas. 

3. Google Drive - Armazenamento de arquivos e criação de documentos colaborativos

5 ferramentas para manter a produtividade em home office

 

O Google Drive é um sistema de armazenamento de arquivos de propriedade da Google, no seu plano grátis já é possível armazenar até 15 GB de arquivos que podem ser privados ou facilmente compartilhados com as equipes de trabalho. 

Mas o Google Drive não serve apenas de sistema de armazenamento de arquivos, entre as ferramentos disponibilizados dentro do ecossistema temos também o Google Docs que é um pacote de arquivos para escritório muito semelhante ao Microsoft Office, porém é  baseado em nuvem, o que possibilita que várias pessoas possam trabalhar em documentos de forma colaborativa, criando documentos em texto, planilhas ou apresentações. 

Ainda dentro dessas ferramentas temos o Google Formulário, uma excelente opção para pesquisas on-line ou processos de inscrição mais simplificados.  

4. Google Calendar -  Calendário compartilhado

5 ferramentas para manter a produtividade em home office

fonte: calendar.google.com

 

O Google Calendar é uma agenda on-line, com aplicativos disponíveis para as mais diversas plataformas,  nele podemos criar eventos e compartilhar essa programação criada com outras pessoas. É uma excelente ferramenta para compartilhar o calendário de reuniões da equipe, as datas de entregas de demandas ou mesmo as agendas dos gestores.

5. WeTransfer - Envio de grandes arquivos

5 ferramentas para manter a produtividade em home office

fonte: wetransfer.com

 

O WeTransfer é um sistema usado para o envio de grandes arquivos, ele é muito intuitivo, ao entrar no serviços apenas escolhemos qual arquivo queremos enviar, adicionamos o e-mail das pessoas que vão receber o arquivo, adicionamos o e-mail de quem está enviando e uma pequena mensagem, caso seja do nosso interesse e clicar em transferir. Pronto, quando o upload do arquivo terminar os destinatários serão notificados via e-mail e já podem baixar o arquivo enviado.

No plano grátis o WeTransfer permite enviar arquivos de até 2GB com três destinatários, se você precisar enviar arquivos maiores talvez seja interessante assinar o plano pro. 

Essas ferramentas aliadas a uma boa organização e ao comprometimento da equipe podem gerar uma boa produtividade, fazendo com que as atividades possam ter continuidade e o relacionamento não seja deixado de lado. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários abaixo e teremos prazer em respondê-lo(a).

Walton Luz | contato@waltonluz.com.br

Redes Sociais

▶ Facebook: http://fb.com/waltonluz01

▶ Instagram: http://instagram.com/waltonluz

▶ Site: http://www.waltonluz.com.br

▶ Linkedin: https://br.linkedin.com/in/walton-luz-ba8ba97a

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe artigos, dicas e vídeos sobre audiovisual, educação e tecnologia. Cadastre-se agora mesmo!
 
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para 5 ferramentas para manter a produtividade em home office

Enviando Comentário Fechar :/